Como manter uma condução segura na altura do Inverno:

.

Seja Pro-activo. Faça um check-up mecânico aos travões, anti-congelante, e pára-brisas; tenha a certeza que os pneus estão com a pressão correcta; e retire todo o gelo das suas janelas, espelhos e faróis antes de começar a conduzir.

Limpeza do carro

Não conduza no vazio. Mantenha o reservatório pelo menos a meio. O gás extra reduz a condensação que pode ligar a linha do combustível com gelo e parar o motor.

Vá com calma. Condução nervosa pode causar derrapagens, por isso vire o volante com calma, com movimentos precisos. Não use o cruise control—Verifique a velocidade a todo o momento.

Prepare-se para o pior. Acondicione um cobertor, kit de primeiros-socorros, foguetes, snacks, uma pá, raspador de gelo, lanterna, velas, fósforos, cabo de reboque e um saco de areia para gatos (para espalhar e ajudar na tracção dos pneus).

Porque as batidas traseiras são comuns no Inverno, recomenda-se a ajustar o encosto de cabeça para que encaixe na parte de trás da sua cabeça, o que pode prevenir lesões no pescoço.

Invista em engenhocas. Bateria morta? Pneus carecas? Não terá de enfrentar o frio à procura de ajuda, se tiver o Black & Decker Electromate 400, a combinação de compressor de ar e carregador de bateria. E na próxima vez que notar uma luz de aviso “Verifique Motor”, ligue o Black & Decker SmartScan, no compartimento por baixo do tablier para ter um diagnóstico na hora.

black-decker-electromate-400 Black & Decker SmartScan

Veja também o Manual de Boas Práticas ao Volante, da Brisa.

Conduza com prudência!