Este esquema é baseado na adopção de cachorros (normalmente Bulldog Inglês, Yorkshire Terrier, Chihuahua, Shih Tzu e outras raças conhecidas; um cachorro caro e engraçado, cobiçado por famílias que não podem pagá-los) . Primeiro o burlão coloca um anúncio ou cria uma página web oferecendo cachorros para adopção ou venda a preços ridículos, utilizando fotografias apelativas de outros sites. A vítima responde ao anúncio e questiona a razão do preço baixo ou da doação do cachorro. O burlão explica que se mudou recentemente para outro país (ex: Nigéria, Camarões, Inglaterra, EUA, etc), desculpando-se com falta de tempo para tratar do cachorro convenientemente, à inadaptação ao clima ou que tem demasiados cachorros para cuidar.

Com o intuito de criar confiança, começa a troca de emails entre o burlão e a “futura” vítima. Chegando à conclusão que a casa da vítima é a ideal para o cachorro, o burlão inicia o processo de envio do animal, pedindo à vítima apenas o pagamento do transporte  (no caso da doação), ou mantém o valor inicial de venda, oferecendo o transporte.

A vítima, que já se encontra emocionalmente ligada ao cachorro, sente-se incentivada e até no dever de aceitar o negócio, já que o preço a pagar é muito abaixo do valor real se comparado com lojas ou criadores. O burlão solicita pagamento por Western Union, Moneygram, transferência bancária ou outros, mantendo assim o negócio activo, dando a ilusão do envio do cachorro para a sua nova casa, deixando a vítima entusiasmada.

Contudo, após feita a transferência, a vítima não recebe  o cachorro (visto este não existir) e se esta voltar a ser contactada pelo burlão, é apenas para tentar extrair mais dinheiro, indicando a retenção do cachorro por parte de entidades sanitárias ou contas inesperadas do veterinário.

Novo esquema: Os burlões estão a contactar anunciantes, pedindo dados pessoais, nº NIB para transferência bancária ou para cheque.  Nota: Por favor, não exerça nenhuma transacção com estes utilizadores.

(Atenção estes anúncios foram removidos, por terem sido considerados tentativa de burla.)

yorkshire

chihuahua burla