Infelizmente este é um mal que tem assolado os sites de classificados que publicam os seus anúncios de forma imediata, como é o caso do nosso. Assumimos então o compromisso de informar aos nossos utilizadores formas de evitar estas situações desonestas.

COMO RECONHECER ANÚNCIOS POTENCIALMENTE ENGANOSOS:

1. Automóveis a menos de metade do preço de mercado:
São postas à venda viaturas com valores aliciantes, com um único propósito, enganar. O contacto é sempre efectuado por email, pedem transferência antecipada do respectivo valor ou de uma parte do mesmo, referem que estão no estrangeiro e enviam a viatura por transportadora.

Veja os seguintes exemplos de anúncios falsos e de emails de resposta dos burlões  (clique nas imagens):
auto.exemplo.1 exemplo auto 2exemplo auto 3 mail auto 1mail auto 2mail auto 3

Veja também exemplos de um email falso, supostamente do site Ebay Motors e de uma transportadora que não existe. Tem link de site falso, provavelmente feito pelos burlões. Tudo isto será uma tentativa de transmitir a sensação de credibilidade ao cliente alvo de burla:
exemplo ebaymail transportadorasite transportadora

2. Imóveis em zonas caras com uma renda muito baixa:
As zonas centrais das principais cidades do país, como Lisboa e Porto, são as mais utilizadas por estes burlões. As fotos são muito apelativas, com casas de aspecto moderno, bem mobiladas e com muita luz, fazendo com que o comprador concretize o pagamento o mais rápido possível, dando a ilusão de uma oportunidade única.

Veja os seguintes exemplos de anúncios falsos e de um email de resposta por parte dos burlões:
exemplo imo 1exemplo imo 2mail imo 1

3. Computadores e Telemóveis:
Computadores portáteis e de mesa, telemóveis, normalmente topo de gama, ou mesmo modelos que não existem no mercado. Aqui o princípio é o mesmo. Preços muito aliciantes, pedindo dinheiro adiantado para posteriormente enviarem o aparelho para casa.

Veja os seguintes exemplos de anúncios falsos e de um email de resposta por parte dos burlões:
exemplo telemovel 1 exemplo telemovel 2 mail telemoveis 1 exemplo computador mail computador

4. Animais:
Cães de raça pura para venda ou para oferecer (pedindo o valor do transporte), aves e outros animais exóticos e de espécies protegidas. Tenha especial atenção nestes casos, pois muitas vezes são difíceis de reconhece-los como burlas.

Veja os seguintes exemplos se anúncios falsos e de emails de resposta por parte dos burlões:
exemplo animais 1 exemplo animais 2mail animais 1mail animais 2

COMO EVITAR UMA SITUAÇÃO DE BURLA:

– Contactos:
Desconfie sempre quando um contacto telefónico não funcionar, emita um som do tipo fax ou se for atendido por alguém que não sabe nada sobre o anúncio em causa.

Nestes casos é usual também haver um endereço de email como contacto. Envie um email, pois o anunciante pode simplesmente ter-se enganado a publicar o seu contacto, mas cuidado com a resposta que lhe chegar. Siga os conselhos seguintes:

– Veja sempre o produto:
Não faça negócio sem antes ver o produto em causa. Nos casos de tentativa de burla é muito usual que o anunciante diga que o produto está no estrangeiro, quando nos anúncios estão referidas zonas do nosso país.

– Nunca transfira dinheiro antecipadamente:
Sempre que possível, efectue o negócio pessoalmente.  Uma vez transferido o dinheiro, será muito mais difícil recuperá-lo senão impossível.

Em casos de negócios no estrangeiro (pois nem todos são falsos), tente fazer o negócio com um familiar/ amigo do anunciante, concretizar sempre o negócio em mãos.
_____

Não é uma tarefa fácil evitar que estes anúncios sejam publicados. Colabore connosco! Caso veja um anúncio suspeito, informe-nos com a maior brevidade através do email feedback@ocasiao.pt ou do telefone 707 260 260 (opção 3), para que o possamos esclarecer e, se for o caso, eliminar o anúncio e o registo do anunciante de imediato.

Clique aqui e veja a nossa Categoria “Burlas”, com descrições pormenorizadas de várias situações referentes a fraudes electrónicas.